EDUCAÇÃO INFANTIL
A equipe de Educadores do NEI- Paulistinha tem o prazer de apresentar a II Mostra Cultural Virtual “Memórias da gente: histórias afetivas e inventivas de crianças, famílias e educadoras/es”, que este ano tem como objetivo dar visibilidade para as pessoas que fazem parte desta instituição, compartilhar as histórias construídas durante esse período de pandemia, com momentos nunca vivenciados antes, mas que ficarão registrados em nossas memórias.
O ano de 2021 iniciou com muitas expectativas, porém o agravamento da pandemia e o aumento de casos de COVID-19 no Brasil inviabilizou o retorno presencial do NEI-Paulistinha e mais uma vez o afastamento social foi necessário.
Com isso, muitas dúvidas e anseios surgiram durante esse período: Como construir um vínculo com bebês, crianças e famílias sem estar presencialmente na escola? Como substituir o convívio interpessoal, sendo que a escola é um lugar de interações e troca de experiências? Como acolher os bebês, crianças e famílias através das telas? Como escutar e observar as curiosidades dos bebês e das crianças?
Assim, iniciamos as atividades por meio de encontros síncronos organizados respeitando as especificidades de cada grupo, proporcionando aos bebês e crianças vivências com diversas propostas nas diferentes linguagens.
Os encontros síncronos não foram pensados para substituir o chão da escola, mas para potencializar a escuta das crianças e suas expectativas, planejando os encontros e proporcionando momentos de construção de vínculos, diálogos entre educadoras e famílias, brincadeiras, interações.
Inúmeras possibilidades também foram oferecidas aos bebês e crianças através das propostas de experiências assíncronas durante esse período remoto, como por exemplo, podcasts, cartazes da cultura popular e experiências brincantes, leituras, vídeos de contação de histórias, músicas, entre outras vivências inventivas e afetivas proporcionadas na Educação Infantil.
Nós, como mensageiros da Infância e de coisas simples, procuramos nos inspirar na poesia de Paulo Freire que cita “... A escola é sobretudo gente...” e na canção de Caetano Veloso “Gente é muito bom”, planejamos a II Mostra Cultural Virtual e compartilhamos as produções das vivências sensíveis que os bebês e crianças experimentaram durante esse período longe da escola.
Esperamos que vocês possam ser tocados pelas produções aqui compartilhadas.
Abraços esperançosos de toda Equipe NEI-Paulistinha!