Infantil I - Dia das brincadeiras

Nesse dia a diversão correu solta...

As quintas-feiras combinamos que seria o dia da brincadeira...e pra falar a verdade, foi mesmo os dias mais alegre deste longo processo de quarentena que estamos passando (sabemos que não sem o esforço das famílias, por isso já queremos agradecer). Começamos com uma brincadeira que as crianças já conheciam: estátua. Foi bem diferente brincar mediado pela tela...mas conseguimos estátuas muito maneiras!!! Tinha uma estatua monstro, estátua dormindo, alegre, de careta... foram muitas estátuas! Isso porque as vezes, a música, a internet (tecnologia) não ajudaram...mas com o tempo fomos aprendendo. Brincamos depois de procurar coisas pela casa; tudo com um combinado de não correr e não pegar nada que pudesse quebrar ou estragar. E sabe que essa brincadeira começou fácil, com as crianças dizendo o que deveríamos achar...até que começou a ficar tudo mais difícil...surgiram uns dados, sabe?! com umas letras difíceis de encontrar pela casa, com quantidades bem altas e ainda com cores específicas...algumas vezes foi impossível conseguir encontrar o que era pedido pela Professora Meire, mas o bom é que ela deixava a gente encontrar só uma parte...(risos).


Fizemos cabanas, brincamos com meias e panos diversos. Fizemos olhos de moscas, rosquinhas e até chapéus. Também brincamos de bingo - de letra e de número - de adivinha e de jogo de percurso, de bola (de meia) na cesta. Conhecemos e brincamos com dados, sorteamos números, brincamos de descobrir os sons (de coisas e sons que poderíamos fazer com objetos). Também construímos instrumentos musicais, deu muito certo!!! Já nos nossos últimos encontros, tivemos a visita de nosso amigo Miguel – Infantil II para nos ensinar algumas brincadeiras. Ele trouxe uma proposta de procurar objetos com o dado (que já tínhamos brincando antes e as crianças gostaram muito), uma proposta de construir uma caverna. Que fez muito sucesso!!! E de criar e imaginar uma serpente com uma meia atacando a própria criança. Foi incrível, as crianças gostaram muito dessas propostas e não queriam mais sair da caverna!!!

Infantil I - Festas Virtuais

Teremos festas mesmo com encontros síncronos?!

Conseguimos manter nossas festas de aniversariantes virtuais uma vez no mês, nelas as crianças que estavam divididas em cinco grupos - entre as três turmas dos infantis -, podiam se encontrar um pouquinho. Cada grupo organizou a festa de um dos meses, que aconteciam em dois momentos (terça às quinta às 17h30).

Na primeira festa foi organizada pelas professoras, a partir dessa primeira - setembro - as crianças começaram a ajudar na sua construção, cada grupo por vez, tinha a tarefa de pensar no tema da festa, quais seriam as comidas possíveis e as músicas que iriamos ouvir (e dançar). Ah, também decidiram que teria que ter a cada festa uma brincadeira que faríamos coletivamente.

Organizando as festas

Os temas

Para a organização das festas as crianças escolheram os temas....e ai não foi possível fecharmos em um tema só...então cada uma de nossas festas tinha uma porção de temas...

Unicórnio, vingadores e uva; Festa do brinquedo preferido; Festa do Pijama; Moana, chocolate e Dora; Arco-íris, Pônei, Branca de Neve.

As comidas

As crianças, a cada festa definiram quais as comidas que deveríamos "trazer" para a Festa. Tivemos festas mais saudáveis outras nem tanto... mas em todas tínhamos Bolo, Doces e Suco.

As comidinhas preferidas eram: Pipoca, Rosquinha de cocô, Pão de queijo, Pizza, Água, Picolé ou Sorvete, Bala e Frutas - principalmente banana; Ah, e maça da Branca de Neve!

As brincadeiras

As brincadeiras foram escolhidas a partir do que já havíamos brincado e tinha feito mais sucesso entre as crianças.

Tivemos Vivo ou Morto, Estátua, Pega-pega cores e/ou objeto, Bingo de número.

Vejam os convites feito pelas crianças para as nossas festas...

Vídeo de Ana Paula Santiago do Nas
Vídeo 2

Agradecendo nossos pequenos do maternal II C e dos Infantis I A, B e C e todos os que contribuíram para essa nossa caminhada (ajudaram com seus desenhos, com paciência para ajudar o irmão a entrar e esperar acabar, com visitas propondo brincadeiras e contando histórias, com braços e sorrisos participando de nossas brincadeiras).